Ser Criança

Ser Criança
Ser criança é ser feliz!!!

Olá galera!!!!

Esse é o nosso Blog!!!!
Ele tem como objetivo mostrar nossos trabalhos, fotos, assuntos interessantes dados em sala de aula, desafios, temas para refletir...
Estamos esperando sua visita!!!!

Sheila e Lena

terça-feira, 16 de março de 2010

Texto para treinar leitura oral e lembrar dos sinais de pontuação.

Galerinha vamos treinar um pouco de leitura oral?


Como se fosse dinheiro







Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche.


Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas.


Mas seu Lucas nunca tinha troco:


— Ô, menino, leva uma bala que eu não tenho troco.


Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:


— Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.


— Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?


— Ah, eu não sei! Só sei que eu quero meu troco em dinheiro!


— Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa...


Catapimba ainda insistiu umas duas ou três vezes.


A resposta era sempre a mesma:


— Ora, menino, bala é como se fosse dinheiro... Então, leve um chiclete, se não gosta de bala.


Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito.


No dia seguinte, apareceu com um embrulho debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:


— Na hora do recreio, vocês vão ver...


E, na hora do recreio, todo mundo viu.


Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho e tirou de dentro... uma galinha.


Botou a galinha em cima do balcão.


— Que é isso,menino? – perguntou seu Lucas.


— É pra pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar o troco, por favor?


Os meninos estavam esperando para ver o que seu Lucas ia fazer.


Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando...


Aí colocou umas moedas no balcão:


— Está aí seu troco, menino!


E pegou a galinha, para acabar com a confusão.




A história Como se fosse dinheiro (São Paulo. FTD, 1992) pertence ao livro de mesmo nome. Esse livro faz parte da coleção A turma da nossa rua, em que a autora, Ruth Rocha, conta histórias incríveis de um pessoal animadíssimo.

7 comentários:

  1. Eu já levei este livro para a minha casa é muito legal.
    Isabella

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia, muitas crianças não gostam de ler e às vezes mentem dizendo que lerão os livros que levarão para casa. Seria interessante fazer com que os alunos fizessem o resumo obrigatório do livro, pois nessa idade eles
    ainda não tem a consciência da importância da leitura. Até mais,

    Ana Lúcia (mãe da Isabella Dacal)

    ResponderExcluir
  3. E ai galera!!
    Eu achei muito legal o texto e tambem gostei da ideia da mãe da Isa.

    ResponderExcluir
  4. Seria muito bom se crianças tivessem o hábito de ler....

    ResponderExcluir
  5. aiii que legal boa idéia do menino estou lendo pq tenho uma provinha de leitura obrigado
    giselle

    ResponderExcluir
  6. que menino esperto mas seu lucas enganou ele tambem

    ResponderExcluir