Ser Criança

Ser Criança
Ser criança é ser feliz!!!

Olá galera!!!!

Esse é o nosso Blog!!!!
Ele tem como objetivo mostrar nossos trabalhos, fotos, assuntos interessantes dados em sala de aula, desafios, temas para refletir...
Estamos esperando sua visita!!!!

Sheila e Lena

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA! VEJA E CONFIRA!


A água é uma matéria que pode variar em seu estado físico, apresentando-se de forma líquida, sólida ou gasosa.

No estado líquido podemos encontrá-la nas torneiras de nossas casas, nos lagos, rios, mares, em forma de chuva, etc.
No estado sólido, a água é representada pelo gelo, facilmente feito nas geladeiras.
Em algumas regiões do planeta, o frio é muito intenso, transformando a água das chuvas, dos rios, lagos e mares em gelo. A Antártida é uma dessas regiões, onde as montanhas estão cobertas com uma camada bem espessa de gelo.
A água em estado gasoso é a mais difícil de ver, mas podemos notá-la quando cozinhamos. Ao abrirmos a tampa de uma panela quente, podemos ver uma fumaça subindo, que é a água em estado gasoso.
Em consequência das mudanças de temperatura, a água sofre transformações, podendo passar de um estado para outro.
Chamamos de solidificação, a transformação da água de seu estado líquido para o sólido. Quando colocamos água na forma de gelo, ela está líquida, mas após algumas horas, transforma-se em pedra de gelo. Isso acontece porque houve diminuição da temperatura.
A vaporização é a mudança do estado líquido para o estado gasoso. A vaporização pode acontecer em razão do aumento da temperatura – ebulição, ou pela ação do vento – evaporação.

Quando tomamos banho e enxugarmos nosso corpo, nossa toalha fica bem molhada. Passadas algumas horas, podemos perceber que a toalha secou, ou seja, a água acumulada evaporou, deixando-a seca. O mesmo acontece com as roupas lavadas, estendidas no varal. A ação do vento e o calor do sol favorecem a evaporação da água
A liquefação é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. É o caso das tampas da panela. Podemos perceber que quando quentes, as tampas ficam cheias de água acumulada. Isso acontece porque o vapor da água se acumula nas mesmas, fazendo com que voltem ao estado líquido. As nuvens são vapor de água condensado, acumulado.
Quando tiramos uma forma de gelo do congelador, após alguns minutos podemos notar que o gelo se derrete, passando do estado sólido para o estado líquido. A esse fenômeno damos o nome de fusão. Isso acontece em virtude do aumento da temperatura, ou seja, o gelo estava em um lugar muito frio e passou para um lugar mais quente.


Um comentário: