Ser Criança

Ser Criança
Ser criança é ser feliz!!!

Olá galera!!!!

Esse é o nosso Blog!!!!
Ele tem como objetivo mostrar nossos trabalhos, fotos, assuntos interessantes dados em sala de aula, desafios, temas para refletir...
Estamos esperando sua visita!!!!

Sheila e Lena

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

OS NEGROS TRAZIDOS PARA O BRASIL

Os portugueses que vieram para o Brasil, na época do descobrimento, trouxeram negros para fazerem os trabalhos pesados, como construção de casas, igrejas, pequenas embarcações, para cuidar das plantações de cana-de-açúcar, puxar carroças e várias outras coisas.

Os homens negros sofreram muito, pois eram obrigados a trabalhar duramente, sem direito ao descanso, sem receber nada em troca de seus afazeres e sendo maltratados pelos feitores – que vigiavam o cumprimento do trabalho.
Os negros que aqui chegaram vieram da Europa, trazidos à força, ou seja, contra suas vontades. Os navios que transportavam os negros eram conhecidos como navios negreiros.
Com o passar do tempo, os homens brancos foram vendo que o trabalho dos negros era de muita qualidade e passaram a comercializá-los. Um bom escravo tinha que ter canelas finas, que representava que o mesmo não era preguiçoso; além de ter bons dentes, o que significava que era forte e saudável.
A escravidão aconteceu no Brasil por vários anos. Mesmo depois da independência de nosso país, do domínio de Portugal, essa prática continuou, até que a filha de D. Pedro II, a princesa Isabel, criou a Lei Áurea. Ao assiná-la, deu liberdade a todos os escravos brasileiros, em 13 de maio de 1888.

A cultura do povo brasileiro apresenta fortes características dos escravos. Algumas comidas do nosso país eram feitas pelos escravos. A feijoada é um desses pratos, pois dizem que os escravos aproveitavam as carnes que os brancos não comiam, colocando-as ao feijão preto.
Nossa música também apresenta características da época da escravidão, pois os negros tocavam tambores, faziam batucadas, o que deu origem ao samba.
Algumas palavras do nosso vocabulário também são de origem africana, como quitanda, batuque, cachimbo, bengala, dentre outras.
Os negros devem ser respeitados por todos, pois são pessoas iguais às outras. Além disso, merecem ser valorizados e por terem acrescentado tanta riqueza em nossa cultura e por ter ajudado na composição de nossa raça, feita por índios, negros e brancos.

Um comentário: